O principal objetivo desse blog é de promover um conhecimento amplo
do termo Espaço Geográfico. Trazendo imagens, vídeos e links de sites que
serviram de base para a obtenção de um melhor entendimento. Como o assunto
proposto é para 8ª serie do Ensino Fundamental II, nos links buscamos referenciá-los
de forma clara e objetiva para que conteúdo seja bem fixado. Elaboração;
Danilo Marcos, Fernando Silva, Gabriel Amorim, Kécio Oliveira, Valdeir Vieira
O Espaço Geográfico é composto pela cidade e pelo campo
O espaço surge na historia através da organização territorial dada pelo homem a relação pelo meio. Dois acontecimentos balizaram o inicio da historia, atuando em detrimento da relação estável do homem com o seu espaço, ou seja, primeiro a descoberta do fogo e segundo a pratica da agricultura nos primórdio das organizações das sociedades. Ao andar pela cidade, podemos observar os prédios, as casas e as ruas dividindo espaço com as árvores; podemos ver o chão de asfalto em contraste ao chão de terra. Ao visitar uma área rural, podemos ver as cercas dividindo as fazendas, as plantações, a criação de gado, tudo isso dividindo espaço com as matas, os rios e outros elementos naturais. Tudo isso faz parte da transformação do Espaço Geográfico.
As cidades são grandes exemplos de espaço geográfico
A Geografia é justamente a ciência que estuda o espaço geográfico. Imagine o município onde você mora. Imagine que, antes de ele ser construído, tudo era matas e florestas. Havia, então, apenas o espaço natural.
O homem vai transformando a paisagem natural para atender as suas necessidades
Em seguida, imagine que surgiram as primeiras propriedades, com a instalação das cercas, a construção de algumas poucas casas, as primeiras estradas, as primeiras plantações, os cultivos rurais. Nesse momento, o espaço natural começou a se transformar em espaço geográfico.
Imagine também que, com o tempo, mais casas foram construídas e as grandes fazendas foram substituídas por lotes, casas e prédios. O espaço geográfico, nesse momento, consolidou-se nesse local.
Observe que o homem está sempre transformando o espaço geográfico
Perceba a sua cidade atualmente. Olhe para ela e veja que ela agrupa elementos naturais (árvores, rios, algumas matas) e elementos construídos pelo homem (casas, asfalto, prédios). O espaço geográfico é essa transformação do meio natural, é o produto da atuação do homem sobre o meio em que vive.
É importante observar que não apenas a nossa sociedade atual produz espaço geográfico. Muitas civilizações pré-históricas, povos indígenas e outros também transformavam o seu espaço para garantir a sua sobrevivência e melhorar sua qualidade de vida. Portanto, podemos dizer que o espaço geográfico é quase tão antigo quanto o ser humano.
Quando especificamos o espaço geográfico, como, por exemplo, o espaço geográfico do Domínio do Cerrado, referimo-nos ao conjunto de elementos naturais, tais como relevo, clima, vegetação, hidrografia, entre outros, e a partir dessa análise temos dados homogêneos que nos leva a pensar que cada um dos elementos será resultado da interligação entre eles.
Por exemplo, o solo do cerrado é rico em hidróxido de alumínio, portanto sua vegetação sofre reflexos, pois suas folhas e galhos são retorcidos em razão desse fator. Também sabemos que o clima é tropical subúmido com um período de seca e um chuvoso, essas informações já são concretas.
No entanto, surgiram novos conceitos acerca desse tema. A configuração da hierarquia das cidades provavelmente é proveniente do estudo do conjunto de atividades de bens e serviços disponíveis para aquelas populações que vivem nas proximidades (áreas rurais, cidades menores), nesse exemplo existe um espaço hierárquico e não homogêneo, como no caso do cerrado.
Espaço Geográfico: lugar onde os seres vivos, inclusive os humanos, buscam instituir laços afetivos relacionados ao respeito ou mesmo ao temor.
Percebemos, assim, que a noção de espaço geográfico é mais ampla que a de paisagem. Ao pensarmos no espaço geográfico estamos pensando nos elementos e aspectos que existem nas paisagens, mas também nas diversas ações que as pessoas realizam nas paisagens. Essas ações correspondem aos variados tipos de atividades humanas: trabalho, estudo, lazer. Envolvem, portanto, relações econômicas, sociais e políticas. Trata-se de algo bastante dinâmico.
Espaço Geográfico Brasileiro x As atitudes humanas
Desde que o ser humano deixou de sobreviver através do que a natureza lhe oferecia e passou a trabalhar para obter suas coisas, sanar suas necessidades e manter sua sobrevivência as transformações do espaço geográfico brasileiro foram mais visíveis.
Com o trabalho o homem é capaz de conquistar muitas coisas e é a partir daí que começa o processo. Uma pessoa para construir uma casa , uma empresa ou qualquer outro imóvel necessita de espaço, sendo assim, é preciso tirar a natureza presente e construir.
Com o passar do tempo a população continua a crescer, acontecem as revoluções, com destaque para a Revolução Industrial, momento em que os recursos naturais eram utilizados para fornecimento de matéria-prima, mais modificação.
E quanto mais a tecnologia se desenvolve, mais meios são encontrados para que os elementos da natureza possam ser usados em favor dos interessados em acabar com os recursos.
O que se dá em um espaço geográfico e, por isso, ele é definido como tal, é que há a interferência humana de acordo com as necessidades dos próprios. Se é preciso construir, destruir, cultivar, extrair ou criar o homem faz para realizar suas vontades.
Vamos pegar como exemplo umas das maiores cidade do Brasil. São Paulo Veja como o espaço fora modificado de 1900 para cá.
Cidade de São Paulo 1900
Cidade de São Paulo 2010 em diante
Nenhum comentário:
Postar um comentário